quarta-feira, 28 de março de 2007

O Estado de Israel

O Estado de Israel (em Hebraico: מְדִינַת יִשְׂרָאֵל, transliteração: Medinat Yisra'el; em Árabe: دَوْلَةْ اِسْرَائِيل, transliteração: Dawlat Israil) é uma república democrática parlamentar situada no continente asiático e fundada em 14 de Maio de 1948. É o único Estado Judaico existente em todo o mundo.

A população de Israel é predominantemente judia com uma minoria árabe na sua maior parte muçulmana, embora também existam árabes cristãos, circassianos e druzos. É política oficial a preservação do caráter judaico do Estado, embora as leis garantam completa liberdade de culto.

A área englobada pelo Estado de Israel tem evoluído em relação ao território inicialmente previsto pelo plano de divisão da Palestina, votado na Assembleia Geral da ONU em 1947. O primeiro alargamento da sua área ocorreu logo com o fim da Primeira Guerra Árabe-Israelense, entre 1948 e 1949 quando as áreas que pelo plano original da ONU seriam palestinas foram tomadas por Israel. Na seqüência da Guerra dos Seis Dias, em 1967, Israel invadiu as Colinas de Golã (originalmente território da Síria), a parte Oriental de Jerusalém e a Cisjordânia (originalmente partes da Jordânia) e a Faixa de Gaza e a península do Sinai (originalmente territórios egípcios). Em 1979 Israel firmou um acordo de paz com o Egito e retirou-se completamente do Sinai, 15 anos após sua invasão e ocupação original, devolvendo as terras a quem por direito pertenciam. Em 2000 saiu do Sul do Líbano, ocupado ilegalmente em operações consideradas pelo Estado de Israel como "de defesa contra a presença de guerrilheiros palestinos na região", e em Setembro de 2005 iniciou a sua retirada da Faixa de Gaza, atualmente administrada pela Autoridade Nacional Palestina. Com isso, o mapa israelense teve várias conformações ao longo de sua história, não tendo até hoje este estado definido as suas fronteiras.

Israel faz fronteira com os Estados do Líbano, Síria, Jordânia e Egito (listados no sentido horário do Norte para o Sul). Partilha do litoral do Mar Mediterrâneo, do Mar da Galiléia (Kneret), do Golfo de Aqaba (também conhecido como Golfo de Eilat) e o Mar Morto.

Desde 1967 Israel controla toda a cidade de Jerusalém, que proclamou como sua capital "única, eterna e indivisível" através da Lei Básica de 1980[1], promulgada pelo Parlamento israelense, porém condenada por uma resolução da ONU[2] que originalmente iria controlar Jerusalém para que fossem respeitados os direitos das comunidades religiosas que consideram a cidade um marco, os cristãos, os muçulmanos e os judeus. A maioria dos países não reconhece Jerusalém como capital de Israel e têm as suas representações diplomáticas em Tel Aviv.

O nome Israel (ישראל), que em hebraico significa Aquele que luta com Deus (ישר-אל; "Ishr-al") tem sua origem na passagem do Gêneses, primeiro livro da Bíblia (Torá), na qual Jacó luta contra um anjo e recebe deste o nome de Israel. A nação fundada por Jacó é chamada de "Os Filhos de Israel", ou "Israelitas". No Brasil, os habitantes do moderno Estado de Israel são denominados "israelenses".

Segundo as escrituras bíblicas, Israel é a terra prometida por Deus aos hebreus e é o berço da religião e da cultura judaica no século XVII a.C..

Nenhum comentário: